Para os alunos



Respostas do caderno de atividades
1)         Quais são os nomes das civilizações que se desenvolveram na beira de rios entre 5000a.C e 350 a.C?

Mesopotâmica, Egípcia, e o Reino do Cuxe

2) Por que esses povos se desenvolviam na margem de rios? O que eles ganhavam com isso?

Eles escolheram construir suas cidades e criar seus impérios nas margens dos rios por que o restante da região era deserto, e perto dos rios eles conseguiam plantar para ter alimentos, sustentando sua população.

3) Quais eram os nomes dos rios próximos à Mesopotâmia?

Tigre e Eufrates

4)Os mesopotâmicos e egípcios cultuavam apenas um deus? Justifique sua resposta

Não, eles cultuavam vários deuses, pois sua religião era politeísta

5)Qual era o nome da escrita dos mesopotâmicos, egípcios e do Reino de Cuxe?

Mesopotâmicos: cuneiforme
Egípcios: Hieróglifo
Reino do Cuxe: Meroítica

6)O que é uma cidade-estado?

Uma cidade-estado é uma cidade independente em relação às outras que se desenvolvem ao seu redor

7)A partir do terceiro milênio antes de Cristo surgiram os impérios. Como isso aconteceu? Quais são esses impérios?

Depois que o homem ficou sedentário, e começou a viver em grupo, várias cidades-estado se formaram em uma mesma região, próximas aos rios do crescente fértil. Os impérios se formaram quando uma dessas cidades-estado ficava mais poderosa e grande, e várias cidades-estado passaram a ser dominadas por uma.


8) O Primeiro Império Babilônico teve um grande desenvolvimento durante o governo de Hamurabi, por que? O que ele elaborou nesse período?

Pois durante o governo de Hamurabi, ele conquistou vários territórios, unificando quase toda a mesopotâmia. Hamurabi era também um grande administrador. Hamurabi elaborou nesse período o Código de Hamurabi, um conjunto de leis que deveriam ser obedecidas em todo o império.


9)Qual é a importância de preservar as fontes históricas, como construções, escritos e estátuas, por exemplo?

A importância de preservar as fontes históricas é por que é por meio delas que o historiador consegue estudar civilizações e povos que já não existem mais, civilizações com uma cultura, uma política e economia diferentes das de hoje. Conhecendo essas fontes, ele pode conhecer mais sobre esses povos, e compreender mais sobre o seu próprio passado.

10) Como os egípcios cultivavam as terras próximas ao Nilo?

As cheias do Nilo organizavam a vida agrícola dos egípcios que cultivavam a terra para obter alimentos necessários para sobreviver. A partir de Setembro as águas baixavam e os camponeses começavam a semear a terra. Por contas das cheias, essa terra ficava úmida e fertilizada pelo humo, um material orgânico formado por principalmente restos de vegetais decompostos.

11) Os egípcios possuíam nas suas terras toda a matéria-prima que precisavam? Se não, como eles conseguiam ela?

Não, eles tinham o trigo, a cevada e o linho, mas não tinham madeira e alguns outros minérios, o que levou eles a praticarem o comércio.

12)O Antigo Egito era governado por quem? Ele governava sozinho? Se não, quais eram seus funcionários mais importantes?

O governante com mais poder no Egito era o Faraó, mas ele não governava sozinho, contando com a ajuda dos seus funcionários como o Vizir, os Sacerdotes e os Escribas.

13) Fale sobre a função de um desses funcionários?
p. 89
Escribas: se destacavam por saber ler  e escrever. Registravam os impostos arrecadados, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas.

14) Quais eram as pessoas que formavam a maior parte da população do Egito Antigo? Fale sobre elas.

Os camponeses constituíam a maior parte da população do Egito, eles cultivavam as terras do faraó, dos sacerdotes e dos altos funcionários do Estado. Eles viviam com poucos recursos.... (restante na página 89)

16)Os Egípcios acreditavam em vida após a morte? Qual é o nome do livro que ajudava eles a alcançar o Reino de Osiris? Como esse livro ajudava?

Sim, eles acreditavam em vida após a morte, até mesmo praticavam a técnica da mumificação. O livro que os ajudava a alcançar o Reino de Osíris é o Livro dos Mortos, que falava como o morto deveria passar por vários testes para chegar ao Reino de Osiris.

17)Como funcionava a técnica da mumificação? Por que os egípcios usavam ela?

A técnica da mumificação começava pela remoção dos órgãos do morto, os quais eram guardados em uma vasilha. Depois o corpo era coberto com bicarbonato de sódio, para secar e preservar o cadáver. Depois de 60 dias, o corpo era preenchido com óleos e resinas, para perfumá-lo e conservá-lo. Por fim,  corpo era envolvido em faixas de linho, colocados no sarcófago e enterrado.

18) Como temos hoje as informações sobre a religião egípcia? Onde essas informações são escritas?
Em 1799, um grupo de soldados franceses descobriu na cidade de Roseta, no Egito, uma pedra com inscrições em hieróglifo, demótico e grego. Ao traduzir as inscrições em grego e em demótico, pesquisadores concluíram que se tratava de um mesmo documento, escrito em duas línguas diferentes.
O linguista francês Jean-François Champollion, traduziu esses documentos e se tornou um grande conhecedor da cultura egípcia.

19) A escrita hieroglífica pode ser encontrada aonde?
Principalmente em pedras do interior dos templos e monumentos funerários. Anotações cotidianas eram feitas em madeira e papiro, em escrita hierática e demótica.

20) A escrita demótica era uma escrita mais simples, dita “popular” e que servia para fazer contas e registros. A maioria das pessoas sabiam escrever no Egito? Se não, qual era a pessoa que sabia? Qual era a função de saber ler e escrever no Egito Antigo?
Não. Escribas, Visir, sacerdote ou general. Era indispensável para ser funcionário do Faraó.

21)Quais recursos naturais poderiam ser encontrados no curso do rio Nilo, na região de Cuxe?
Ouro, cobre, ferro e pedras preciosas.

22)Em torno de qual cidade se organizou o Reino de Cuxe pela primeira vez? Por que esse reino demorou para surgir naquela região?
Em torno da cidade de Kerma. Por causa da ocupação egípcia, iniciada no Antigo império.

23)Em qual momento as fronteiras do Reino de Cuxe foram expandidas? O que se desenvolveu nesse período?
Durante a invasão dos hicsos, no período intermediário, que teve inicio no século XVIII a. C.

25)Fale sobre as atividades econômicas do Reino de Cuxe.
Desenvolveram técnicas para produzir artigos de pedra, ferro e cerâmica. Haviam os oleiros. Os núbios do reino de Cuxe, cultivavam trigo, cevada domesticavam bois, cabras, ovelhas, carneiros, pescavam. Mas foi o comércio a atividade mais importante desenvolvida por eles.

26) A mulher tinha um papel importante no Reino de Cuxe? O que é uma Candance?
O nome e a condição social eram herdados da mãe. As mulheres tinham importante papel na política. Candance eram rainha-mães ou esposas de soberano




Colégio de Aplicação Pedagógica UEM
Atividade de História – Profª Maria Romilda Santelli
Aluno (s) _______________________________________6º ano _____ Data____/____
                _______________________________________​​
Unidade 2
Observe o mapa a seguir:       

a) A partir da observação do mapa, explique por que o Crescente fértil ofereceu condições para que o homem se tornasse sedentário.



b) Explique por que as civilizações que viveram podem ser chamadas decivilizações fluviais.



Até a invenção da metalurgia (técnica de trabalhar os metais), as comunidade fabricavam os objetos com pedras, ossos e madeira. 8 mil anos, na região entre o Egito e a Índia, vários povos começaram a usar o metal para fazer ferramentas e utensílios.

  Explique as vantagens de se utilizar metal em vez de pedras e ossos.



Cite mudanças que o aprimoramento da metalurgia trouxe aos homens da Pré-história.




Uma  das consequências do surgimento das cidades foi o desenvolvimento da escrita, por volta de 4000 a.C
a) Cite dois fatores que podem ter levado ao desenvolvimento da escrita.




   
Com o desenvolvimento da agricultura, a durabilidade dos grãos permitiu o armazenamento dos alimentos por longos períodos. Com o cultivo da terra e a criação de animais, a alimentação diversificou-se ainda mais. O resultado foi um grande aumento populacional, que tornou necessário organizar melhor o trabalho na sociedade.

a) Explique de que forma o trabalho passou a ser organizado nas sociedades.






Resolva a cruzadinha sobre o homem na Pré-história.

a) Seres que apresentavam algumas características semelhantes às do homem moderno.
b) Nome que se ao período da história humana que vai do aparecimento do gênero Homo, cerca de 2 milhões de anos, até o período de fabricação de armas e utensílios com pedra polida.
c)Aqueles que não possuem moradia fixa.
d)Forma de organização política com governo e administração centralizados.
e) Pinturas e gravuras feitas em paredes de cavernas e em outros abrigos pelas populações pré-históricas.
f) Modo de vida em que as pessoas possuem moradia fixa.
g) Domesticação e criação de animais.
h) Técnica de trabalhar os metais.
i)Com ela, o ser humano criou também uma forma de registrar suas ideias e se comunicar.
j) Período por volta de 8000 A. C., quando grupos humanos começaram a fabricar armas e utensílios com pedras polidas.
k) Região localizada no Oriente Médio, que se estendia do Vale do Rio Nilo, no Egito, até as margens dos rios Tigre e Eufrates.


a) Onde se localizavam as moradias dos primeiros habitantes do Brasil? Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Com base na imagem, explique por que o povo Itararé construía as moradias dessa forma
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Como eram as casas marajoaras? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relacione as expressões da coluna da esquerda ao quadro correspondente, na coluna da direita. Camadas de terra que se sobrepõem.


Por volta dos últimos 10 mil anos tem ocorrido o aquecimento do planeta. De acordo com o trecho do livro, complete com suas palavras as frases:

 a) O aumento do volume das chuvas e da umidade resultou:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 b) A ampliação das florestas e a redução das pastagens na América provocaram
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




 Leia o texto com atenção:

            A arqueóloga brasileira Niéd Guidon levantou uma grande polêmica entre os estudiosos quando, na década de 1970, passou a afirmar que o povoamento da América teria ocorrido há pelo menos 50 mil anos. Leia o artigo a seguir, publicado em 20/06/2006.
            A arqueóloga Niéd Guidon riu por último. Evidências apresentadas ontem indicam que as ferramentas de pedra descobertas pela pesquisadora no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foram mesmo feitas por seres humanos e têm entre 33 mil e 58 mil anos de idade. São portanto, a evidência mais antiga da ocupação da América.
            Durante mais de duas décadas Guidon, paulista de origem francesa, foi ridicularizada por seus colegas por propor uma idade tão antiga para os instrumentos. Mas uma análise das ferramentas da Pedra Furada apresentada ontem por Eric Boeda, da Universidade de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católica de Goiás, silenciaram os críticos. “Do meu ponto de vista, esta é uma evidência incontestável de que os artefatos foram feitos por humanos”, disse à folha o arqueólogo Walter Neves, da USP, até então principal adversário intelectual de Guidon. “Ela merecesse esses louros”, disse, referindo-se à colega.
            Os artefatos têm causado controvérsia desde a sua descoberta, em 1978. Eles foram achados juntamente com supostas fogueiras no abrigo, cujo carvão foi datado em até 50 mil anos. Uma datação realizada depois na Austrália recuou a idade ainda mais: 58 mil anos.
            O problema era que, naquela época, as evidências apontavam que a presença humana tinha no máximo 15 mil anos no Continente. [...]



Pedras Rolantes

            [...] os arqueólogos sempre se recusaram a aceitar as datas de Guidon. As fogueiras, argumentavam, poderiam muito bem ter sido produto de combustão espontânea e não havia ossos de animais ou humanos no local. “O que acontecia até agora também é que alguns colegas [norte-] americanos diziam que os objetos [achados no Piauí] eram apenas pedras que tinham rolado e se quebrado naturalmente”, diz Niéd. “ Mas agora não há a menor dúvida de que foram feitos por seres humanos. O consenso geral é que agora existe um fato.” [...]

            O estudo de Boeda não parece deixar mais dúvidas. O francês é considerado um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia lítica (de pedra) pré-histórica. Ele desvendou a chamada cadeia operatória dos artefatos, ou seja, a seqüência de lascamento do material, e descobriu que aquilo foi, de fato, produzido por humanos. [...]
Cláudio Ângelo; Rafael Garcia. Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos. Folha Online, São Paulo, 20 dez. 2006
Extraído do site:<www1. folha.uol.com.br>. Acesso em: 1 ago. 2011.

a) De acordo com estudos recentes, quantos anos de idade têm as ferramentas de pedra encontradas por Guidon em São Raimundo Nonato?




b) O que os pesquisadores Eric Boeda e Emílio Fogaça,  concluíram após analisarem essas ferramentas?




c) Por que na época em que foram encontrados os artefatos de pedra Furada, na década de 1970, Niéd Guidon foi ridicularizada por seus colegas?





d) “Niéd Guidon riu por último”. O que os autores do texto quiseram dizer com essa frase?




  Mudanças no vale do México
No vale do México central, encontraram-se vestígios, desde 15000 ou 20000 a.C., de povos caçadores que utilizavam armas de pedra lascada ao perseguirem mamutes e outros animais selvagens em torno de lagos e pântanos do Vale do México. Por volta de 7000 a.C., o milho começa a ser cultivado.
            A agricultura, em seus primórdios, fornecia uma fração ainda pequena dos recursos necessários aos nativos, os quais também se dedicavam a caça e à coleta. Gradativamente, porém, aumentava a importância das plantas cultivadas, como o milho, vagens, abóbora, tomate e pimenta. Com o advento da agricultura, da cerâmica e da tecelagem, despontam aldeias, aglomerações de índios sedentarizados que puderam fixar-se ao redor de seus campos graças à segurança proporcionada pela regularidade das colheitas.     
  SOUSTELLE,Jacques. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.p.8.

 RESPONDA
Qual o tema principal do texto acima?


Identifique os vestígios da vida (como eles viviam) dos antigos habitantes do México que foram citados no texto.




Copie do texto um trecho que indica que inicialmente a agricultura, no vale do México conviveu com atividades praticadas anteriormente.




Quais eram, segundo o texto, as atividades praticadas pelos habitantes do México ligadas ao sedentarismo?



Explique por que a regularidade das colheitas proporcionou maior segurança às aldeias?



 As datas que aparecem no texto se referem, a qual período histórico?

a) Idade Antiga    (     )                      
b) Pré-História     (     )                      
c) Idade Média     (     )


PARA IMPRIMIR CORRETAMENTE A ATIVIDADE AVALIATIVA
CLIQUE AQUI: https://db.tt/wT9iCM9B






==================================================================

Atenção datas das avaliações: (1ª do 2º trimestre)

6º A dia 31/08

6º B dia 31/08 e 01/09

6º C dia 31/08 e 01/09

Conteúdo: As Origens do Homem

Objetivos: 2.3 Compreende o processo (divisão do trabalho e centralização política) que culminou na formação do Estado.

2.4 Conhece as principais teorias sobre o surgimento do homem no continente americano.

2.5 Descreve as formas de "organização" das comunidades primitivas da América.  

Páginas do livro:

38, 39, 40, 41 (objetivo 2.3)
52, 53, 54       (objetivo 2.4)
60, 61, 62, 63, 64, 65 (objetivo 2.5)

Estudem também as atividades do caderno e as atividades impressas (folha de atividades).
Na próxima semana vou postar na página (para alunos) as respostas de todas as atividades que realizamos e corrigimos em sala.
Não se esqueçam de responder o questionário aqui do blog.
Qualquer dúvida deixe um comentário que eu respondo.

Bons estudos!









Atenção alunos para nossas atividades e conteúdos:

Dia: 27/04/2015 – Avaliação –  6º A
Dia: 28/04/2015 _ Avaliação_ 6º B e 6º C
Páginas do livro: 12 à 35.
Estudar as atividades e tarefas do caderno.

Percebe que a História é a ciência que estuda as ações humanas no tempo e compreende que homem é um ser social que pode  transformar a sociedade.

Identifica as principais fontes para estudo da História.

Localiza década, século, antes e depois de Cristo e identifica as dimensões temporais: curta, média e longa duração.

Explica as principais teorias sobre as origens do homem.

Explica as principais teorias sobre as origens do homem.

Compara o modo de vida do Paleolítico com o do Neolítico e destaca as mudanças que a revolução agrícola trouxe para as sociedades humanas e para a natureza.


Estudar : *  A definição (conceito ) de História; 
·         Fontes históricas, o que são, para que são utilizadas, quais são os tipos de fontes;
·         O que é tempo histórico, o que são sujeitos históricos;
·         Transformação de anos em séculos, linha do tempo;
·         Teorias criacionista e evolucionista;
·         Os hominídeos e o gênero Homo (habilis, erectus, neanderthal, sapiens)
·         As características da vida humana no Paleolítico e no Neolítico.



Vamos aos estudos! Podem fazer perguntas aqui que eu vou respondendo.


Caros alunos infelizmente as atitudes desse governo nos forçaram a entrar novamente em greve.

Estou postando aqui a correção completa da tarefa da semana passado (folha separada) verifiquem e façam as correções, se for necessário. Assim que terminar a greve faremos nossa avaliação.
 Abraço!






a) O trecho 1 diz respeito à teoria evolucionista e o trecho 2 está associado à teoria criacionista.
b) A teoria evolucionista é aceita pela ciência para explicar o surgimento da enorme diversidade
de seres vivos que habitam a Terra. Segundo ela, as espécies de seres vivos passam por
mudanças ao longo do tempo, diversificando-se e dando origem a novas espécies.
Os defensores da teoria criacionista, por sua vez, acreditam que a vida e todas as coisas
existentes foram criadas por um Deus superior e eterno.



.Ligar

Homo habilis

Semelhante ao ser humano moderno, era caçador. Suas
diferentes subespécies habitaram a Europa e a Ásia
ocidental entre 230 mil e 30 mil anos atrás.

Homo erectus

Os ossos dessa espécie foram encontrados na África.
Fabricava ferramentas simples de pedra, caçava e
coletava vegetais para se alimentar e, provavelmente,
desenvolveu uma forma de linguagem.

Homo neanderthalensis

Única a sobreviver, o ser humano atual pertence a essa
espécie. Surgiu há pelo menos 150 mil anos,
nas savanas africanas, e se espalhou por todos os
continentes. Era caçador e coletor antes de começar
a praticar a agricultura. Desenvolveu instrumentos
diversos e elaborados.

Homo sapiens

Utilizou ferramentas de pedra lascada, como machado,
e era bom caçador. Foi provavelmente a primeira
espécie a deixar a África.


Verdadeiro ou Falso

a) Os seres vivos mais bem adaptados ao ambiente transmitem suas características às
próximas gerações, enquanto os menos adaptados tendem a desaparecer. Esse é o
mecanismo da seleção natural. (V)

b) Em A origem das espécies, livro de 1859, Darwin detalhou o processo de seleção
natural e trouxe a ideia, revolucionária na época, de que o ser humano também é
resultado do processo de evolução por seleção natural. (V)

c) O ser humano moderno não faz parte do grupo dos mamíferos primatas, que surgiu na
África há cerca de 70 milhões de anos. (F)

Correção: O ser humano moderno faz parte do grupo dos mamíferos primatas, que
surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos.

d) Os primeiros hominídeos desenvolveram-se independentemente da linhagem dos
primatas, pois já apresentavam características bastante diferentes das do homem
moderno. (F)

Correção: Uma linhagem dos primatas deve ter originado os primeiros hominídeos, que
já apresentavam algumas características semelhantes às do homem moderno.

e) Os mais antigos hominídeos de que se tem evidência foram os australopitecos ou
“macacos do sul” (pois viviam no sul da África). Eles já andavam eretos sobre os dois
pés e tinham habilidade com as mãos, mas não fabricavam instrumentos. (V)

f) Lucy é o nome de um esqueleto quase completo de um australopiteco de 3 milhões de anos, descoberto em 1974, na Etiópia. (V)

Análise de imagens

 a) Na imagem 1,vemos um homem conduzindo uma manada de animais.

Na imagem 2, é possível observar animais e homens. Estes parecem carregar em suas mãos instrumentos de caça (arcos, flechas e lanças).

b) Provavelmente a imagem 1 retrata o dia de uma caçada e a imagem 2, a criação e a domesticação de animais.

 c) Embora a caça tenha existido em toda a Pré-história, é possível que a imagem 1 esteja associada ao período Paleolítico e a imagem 2 ao Neolítico, quando o homem já domesticava animais.




          Na década de 1960 o arqueólogo Gordon Childe usou a expressãoRevolução Neolíticapara referir-se a uma série de intensas transformações que deram origem ao chamado período Neolítico. Dessas mudanças , é correto mencionar:
Alternativa C.




XXXXXXXXXXXX
           Imagem 1
           Imagem 2
          Imagem 3
Material do que é feito
            PEDRA
              PEDRA
             FERRO
Descrição

 Objeto de cor amarelo claro, com um lado pontiagudo e um lado mais arredondado. Tem inúmeras lascas.  

 Objeto de cor marrom-clara com uma parte curva alongada, fina e bastante lisa.
 Objeto acinzentado, alongado, pontiagudo, simétrico, com uma empunhadura.
Hipóteses sobre a função do objeto

 Provavelmente era um machado de mão.

 Provavelmente era uma foice.
 Provavelmente era um punhal.
Período histórico a que pode ter pertencido
 Paleolítico.
 Neolítico
 Idade dos Metais








XXXXXXXXXXXXXXXXX
                  Paleolítico
                Neolítico


     Obtenção de alimentos


 Caça, pesca e coleta de frutos silvestres
 Caça, pesca, coleta, domesticação de animais prática da agricultura



               Modo de Vida





 Nomadismo


 Sedentarismo




     Desenvolvimento técnico




 Domínio do fogo e artefatos de pedra lascada. 

 Agricultura, domesticação de animais e artefatos de pedra polida
          


           Aspectos sociais





 Viviam em pequenos grupos

Viviam em aldeias com um maior número de pessoas








  

5 comentários:

  1. professora : a resposta do exercicio 5 a letra a não esta com as imagens invertidas?

    ResponderExcluir
  2. Sim estava, já fiz a correção. Valeu!
    Quem é você?

    ResponderExcluir
  3. professora, quais são as principais fontes históricas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da página inicial tem um item: postagens mais antigas, clique lá que você encontrará o conteúdo sobre fontes históricas.

      PESSOAL SE IDENTIFIQUEM QUANDO FIZEREM AS PERGUNTAS.

      Abraço

      Excluir
  4. Oi Prof E Oi Gente So O Foxy:Leonardo E Tenho Um Blog Vesitem E Veia http://aqueleblogdofoxy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário