Espaço para trocar informações, planejamentos, atividades e ideias entre os professores de História.
A seguir slides sobre a oficina: Mapas Conceituais e Ensino de História
Olá sou professora de História e este ano estou atuando em três turmas de 6º ano. Sabemos das dificuldades em trabalhar conteúdos tão complexos com uma faixa etária, onde (segundo alguns autores), nem todas as habilidades do pensamento foram desenvolvidas. Estou supervisionando um projeto de PIBID http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid na minha escola. Uma das atividades que serão desenvolvidas este ano é a manutenção de um blog como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem. Além dessa finalidade, o blog também deverá ser utilizado para compartilhar as experiências ao longo desse processo.
O planejamento a seguir foi pensado para as primeiras aulas do ano, ele não está completamente integrado ao blog pois, foi feito antes da criação do mesmo.
Planejamento para o 6º ano.
Período:
1º trimestre |
Professora:
Maria Romilda Santelli |
Disciplina:
História |
Nº de aulas:
de 12 à 14 |
Série:
6ºs anos |
Unidade Temática:
1
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
-
|
Conteúdo(s):
Tema 1: Importância da
história (ciência); Fontes históricas; O tempo e a história (datas, década,
século, milênio, linha do tempo, tempo cronológico e tempo histórico).
|
Objetivo(s) (trabalhamos com pautas de objetivos)
Percebe
que a História é a ciência que estuda as ações humanas no tempo e compreende
que homem á um ser social que pode transformar a sociedade
Identifica
as principais fontes para estudo da História.
Localiza
década, século, antes e depois de Cristo e identifica as dimensões temporais:
curta, média e longa duração.
Instrumentalização:
O conteúdo e os objetivos serão escritos no quadro (os
alunos devem copiar). Em seguida será feita a problematização a partir das
seguintes questões:
O que é história? O que a história estuda?
Por que é importante sabermos história? Nós podemos interferir na história?
Os acontecimentos relatados no livro didático são verdadeiros? Por quê?
|
As questões da
problematização devem ser copiadas no caderno (depois de ouvidas as opiniões,
construiremos respostas “básicas”)
|
Os alunos devem
escrever no caderno a seguinte definição:
HISTÓRIA é uma
ciência (que se pode provar) que estuda o passado do homem e suas ações no
tempo. Essas ações são estudadas com a utilização de fontes (tudo aquilo que
fornece alguma informação sobre um fato). É importante sabermos história pois,
ela nos ajuda a compreender o mundo atual. Podemos interferir na história na
medida em que atuamos de forma
significativa no mundo em que vivemos. O homem é sujeito (pratica a ação) da
história.
Atividade 1:
Escrevendo minha história. Nesse momento da aula será solicitado aos alunos que
relatem suas histórias pessoais, é importante que os alunos mencionem a data do
seu nascimento e o dia do seu aniversário, ao final, os alunos devem mencionar
quais fontes podem comprovar essas informações.
Quem quiser
pode ler suas histórias para a turma.
Fontes históricas: tudo aquilo que nos
fornece alguma informação sobre o passado. Elas podem ser: Orais (depoimentos,
entrevistas), Escritas ( documentos, jornais), Audio-visuais (imagens, fotos,
músicas) (passar no quadro e explicar)
Depois dessa atividade,
comentar com os alunos o quanto o tempo é importante para o trabalho do
historiador.
Tempo,
como podemos defini-lo? É muito difícil definir o tempo, como disse Santo
Agostinho: “se me perguntarem o que é o tempo eu sei, mas se me pedirem para explicar,
não sei.”
Nós podemos
medir o tempo? Sim, temos várias formas de medir o tempo: Minutos, horas, dias,
meses, anos, séculos, milênios …
Copiar no caderno!
Década - corresponde a um período de 10 anos, começa sempre com
um ano com final 1 e termina com o ano de final 0. Por exemplo: a década de
1990 iniciou-se em 1991 e terminou em 2000. Outra possibilidade de escrever
década é ANOS 90.
Data -
a data corresponde a um dia de um determinado mês de um determinado ano. Por
exemplo: 20/10/1980
Século
- corresponde a um período de 100 anos. O século começa em um ano que tem final
01e termina com o ano que tem final 00. Por exemplo: século XVII teve início em
1601 e terminou em 1700.
Milênio
- corresponde ao período de 1000 anos. O milênio começa em um ano que tem final
001 e termina com o ano que tem final 000. Por exemplo: 1º milênio teve início
no ano 001 e terminou no ano 1000.
Destacar
porque estas medidas de tempo são tão importantes para o estudo da História,
exemplificando que os historiadores para escreverem a História utilizam muito
estas medidas (milênio, século, década, ano). Por exemplo, ao invés de falarmos
que estamos no ano de 2015, poderíamos
falar que estamos no início da 2ª década do século XXI.
Atividade: os
alunos deverão associar as letras aos números: (passar no quadro)
a) Quase
todos os alunos do 6º ano têm uma década de vida.
b) Vivemos no século XXI.
c) Vivemos no terceiro milênio.
d) A professora nasceu em
14/01/1980.
1- Milênio é igual a 1000 anos.
( )
2- Século é igual a 100 anos.
( )
3- Década é igual a 10 anos.
( )
4- A data possui dia, mês e
ano. ( )
|
- Calculando medidas de tempo
O objetivo desta atividade é
ensinar o aluno a identificar o século a que um determinado ano pertence e o
ano que o século inicia e termina. Para isso é útil ensinarmos para os alunos
algumas "regrinhas" para se encontrar o ano inicial, ano
final e o século.
. Entregar uma tabela com os
séculos I a XXI e seus anos inicias e finais. Pedir para os alunos observarem
o que tem de comum nos anos iniciais (todos terminam em 01, e começam com um
algarismo menor do que o do algarismo do século) e nos anos finais (todos
terminam em 00 e começam com o mesmo algarismo do século). Em seguida,
iniciar o contato com as "regrinhas", de forma que o aluno
participe o tempo todo da sua construção, a partir das semelhanças observadas
na tabela.
(
ceberam a
tabela com vários espaços em branco (apagar as informações), para serem
preenchidos.
Cabe destacar que damos maior
ênfase ao século porque é a medida de tempo que mais aparece nos textos de
História, mas o raciocínio para décadas e milênio é semelhante.
Ex: A década de 90 se inicia em 1991 e termina em 2000.
Os alunos receberão a tabelinha e deverão observá-la, completa-la e
depois colá-la no caderno. Em seguida deverão organizar uma linha do tempo
com alguns dos principais acontecimentos da sua vida.
Depois dessa atividade, construiremos a Linha do Tempo da História.
1
NC
A linha do tempo será construída junto com os alunos. Farei uma linha
no quadro colocarei o ano 4000 e
depois o ano 3600 (invenção da escrita), explicarei que os fatos foram
acontecendo, mas que é necessário tempo para percebermos o quanto eles foram
importantes. Um fato muito importante marcou a história da humanidade, as autoridades da época olharam para o
passado e identificaram que um acontecimento havia mudado a história
(nascimento de cristo) e decidiram que dividiriam o calendário em 2 grandes
períodos a.C e d.C.
Depois desta explicação continuarei preenchendo a linha do tempo com as
outras datas : Até 4000 a.C. Pré-História
de 4000 a.C. até 476 d.C. Antiguidade de 476 d.C. até 1453 Idade Média de 1453 a 1789 Idade Moderna de 1789 até hoje Idade Contemporânea.
Essas datas correspondem a divisão tradicional da História.
Depois que os anos estiverem organizados na linha do tempo farei a
seguinte pergunta: o ano de 1543 pertence a que século? Em seguida
solicitarei que eles olhem na tabela que foi entregue e depois passarei as
regras básicas.
A)
Como fazemos para descobrir a que século
pertence um ano?
Regra 1: Se o ano termina
em 00, basta cortar os dois zeros e tem-se o século que você quer saber.
Depois, basta escrever o número em algarismo romano.
Exemplo: 1500 (corta
00) = século XV
Regra 2: Se ano não
termina em 00, cortam-se os dois últimos algarismos do ano, soma-se 1 ao
número que resta e tem-se, assim, o século que você quer saber. Basta
finalmente, escrevê-lo em algarismo romano.
Exemplo: 1822 (corta
22) = 18+1= 19 = século XIX
C) Como
descobrimos há quanto tempo um acontecimento ocorreu?
Para os alunos
compreenderem estas regras é importante informar que o
calendário que seguimos é o calendário Cristão que tem como referência o ano
do nascimento de Jesus Cristo, Ano 1. Por isso quando nos referimos aos
acontecimentos anteriores ao nascimento de Jesus usamos a expressão antes
de Cristo (a.C). Os anos que se seguem ao nascimento de Cristo (d.C)
depois de Cristo.)
Atividade para saber à quantos
anos tal acontecimento ocorreu:
a)
Se o homem
inventou o computador em 1946 depois de Cristo, então quanto tempo tem que
ele inventou o computador? (Esperar
que os alunos respondam depois, passar a regra)
2015 - 1946 = 69 anos.
Regra 1 - Se o
acontecimento foi vivido depois de Cristo (d.C.), devemos
diminuir o ano em que o fato aconteceu do ano em que estamos.
b)
: Se o homem inventou a escrita no ano 3600 antes de
Cristo, então quanto tempo tem que ele fez esta descoberta? (mesmo
procedimento da letra a)
3600 + 2015 =
5615 O homem inventou a escrita a 5615
anos
Regra 2 - Se o acontecimento
foi vivido antes de Cristo (a.C.) devemos somar o ano em que
o fato aconteceu com o ano em que estamos.
Tarefa: Passar alguns anos para que os alunos identifiquem a que séculos pertencem.
Pesquisar o calendário judaico e muçulmano e explicar em que ano eles estão e porquê. |
Atividades: 1 pg:22, Montar uma ficha sobre fontes históricas. ( copiar no caderno fazer na sala, o que não ficar concluído deve ser feito em casa)
3 pg:22, análise de gráfico (3 questões)
5, pg:22, organizar as
datas indicadas, na linha do tempo.
Visita ao Blog, 20 min. (laboratório de informática, dividir a turma )
PROJETO ARARIBÁ. História 6º ano, São Paulo: Ed. Moderna, 2015.
SCHIMIDT, Mario. Nova História Crítica (5ª série) , São Paulo:Ed. Nova Geração, 2007.
portaldoprofessor.mec.gov.br
DIRETRIZES CURRÍCULARES- História
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:_________________________________________________________6ºano
____ nº______
Prof Maria Romilda Santelli
História.
1. Entrevistar um idoso e
construir a linha do tempo da vida dele. Mencionar acontecimentos da infância,
escola, trabalho, fatos históricos que ele se lembrar e outros acontecimentos
que marcaram sua vida. (Fazer essa atividade no caderno tarefa)
LINHA DO TEMPO DE (escrever o
nome da pessoa)
_________________________________________________________________________________
2. Responda às questões 1e 2 com
base na leitura do texto do historiador francês Georges Duby sobre sua
trajetória profissional: (atividade em sala)
“A história que vou contar começa
em 1942, no outono. Estamos em plena guerra, que entrou em uma fase mais dura.
[…] Ensino história e geografia num liceu da província. Minha firme
intenção é não ficar só nisto, e decidi
preparar uma tese de doutorado. Por ambição: a tese, nessa época, dá acesso ao
ensino superior. Mas também por gosto: desenvolvi, com efeito, o gosto pela
pesquisa.” […] “Sob influência de um mestre, Jean Déniau, eu vinha de
converter-me à história, ou mais exatamente à história da Idade Média. Nela é
que eu instalaria minha oficina de trabalho.”
DUBY,Georges. A história continua. Rio
de Janeiro:
Zahar/Editora UFRJ,p.7-9.
a) Preencha a
ficha com os dados do autor:
Memórias
de um historiador
a) Nome do
historiador:
|
|
b) Nome do livro que
escreveu:
|
|
c) Atividade
desempenhada no início da carreira:
|
|
d) Opção profissional
que fez:
|
|
e) Área da história
que escolheu:
|
|
f) Época em que
ocorreu o fato relatado:
|
b) Explique o
significado da seguinte frase: “Nela é que eu instalei minha oficina de
trabalho.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Escreva
tempo histórico, sujeito histórico ou fonte histórica para cada uma das frases
abaixo. [esta atividade requer uma intervenção, os alunos terão dúvidas,
principalmente no ítem tempo histórico, por isso, faremos a leitura da pg 21
(atividade em sala)]
a) O historiador
deve questionar quem as produziu, em que época, para que serviam e como eram
utilizadas, extraindo deferentes informações para sua pesquisa.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Há algumas
décadas, o papel das crianças e das mulheres na história tornou-se valorizado,
passando a ser estudado com maior cuidado pelos pesquisadores.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Alguns acontecimentos são rápidos como a vitória de um
atleta nos 100m rasos, enquanto outros permanecem quase sem se modificar, tais
como as pirâmides do Egito.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Por muito tempo, os historiadores consideraram que
apenas os grandes personagens promoviam as verdadeiras mudanças na história de
um povo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)
O historiador estuda o passado, ,mas é a partir de valores, costumes e
questionamentos presentes que ele elabora seu trabalho de pesquisa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
O historiador divide por meio de unidades de medida e o classifica em períodos,
como Idade Média.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Leia o texto para responder às questões.
(atividade em sala)
“A Polícia Civil de São Paulo
anunciou hoje no dia 26 [de outubro de 2006] que desmantelou parte de uma
pequena quadrilha especializada em roubar obras de arte de acervos públicos.
[…] Ao todo, foram recuperadas 75 obras, dentre elas, 49 gravuras de plantas e
pássaros da biblioteca do Museu Nacional do Rio de Janeiro; nove mapas e
alegorias do Museu do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro; um
pergaminho manuscrito pela rainha D. Maria I, que estava no Instituto Histórico
e geográfico de São Paulo; um livro impresso em 1788 do Instituto Agronômico de
Campinas (SP).”
Polícia desmonta
quadrilha que roubava
obras de arte
de
acervos públicos. Agência Brasil.
Disponível em:
agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em 13
de mar. 2012.
a) Qual é o assunto da notícia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) As obras citadas podem ser
consideradas fontes históricas? Justifique:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Por que o roubo de obras de arte
é considerado um crime contra o patrimônio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Dê outros exemplos de
patrimônio.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Fazer uma pesquisa sobre o relógio de sol.
(tarefa)
a) Quando e onde foram utilizados
os primeiros relógios de sol:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Explique como funciona esse
instrumento:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Ampulhetas, relógios de sol,
relógios de água (ou clepsidras) foram bastante utilizadas no passado. Na sua
opinião, por que esses instrumentos não
são mais utilizados na atualidade? Procure justificar sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROJETO ARARIBÁ. História 6º ano, São Paulo: Ed.
Moderna, 2015.
SCHIMIDT, Mario. Nova História Crítica (5ª série) , São
Paulo:Ed. Nova Geração, 2007.
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DIRETRIZES CURRÍCULARES- História
Unidade Temática:
2 – As origens do homem/ O povoamento da América
|
Conteúdo(s):
ítico e a Revolução Agrícola; O surgimento das cidades; A Centralização Política; O povoamento da América; Como viviam os primeiros americanos; O povoamento do Brasil.
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Objetivo(s)
Compreende o processo (divisão do trabalho e centralização política) que culminou na formação do Estado.
|
Conhece as principais teorias sobre o surgimento do homem no continente Americano.
|
Descreve as formas de “organização” das comunidades primitivas da América.
|
Retomada de conteúdo: Tema 4 o Surgimento das cidades. Leitura da pg 38 livro didático. Observação do mapa:
Atividades:
a)Em quais continentes surgiram as primeiras cidades?
As primeiras cidades surgiram na Ásia e na África
b) Qual recurso natural interferiu mais na formação das primeiras cidades? Justifique:
Os rios tiveram um importante papel no surgimento das cidades. Embora as atividades econômicas do meio urbano estejam mais próximas do comércio e do artesanato, as primeiras cidades eram dependentes da agricultura, que continuou mantendo seu valor fundamental para aquelas sociedades.
c) Descubra qual é a cidade:
*Era banhada pelo Rio Yang-Tsé.
Pan-lou-cheng.
*Situava-se na Mesopotâmia, ao sul de Kish
Nipur
*Ficava na margem esquerda do Rio Nilo, no norte do Egito.
Gizé
*Situava-se ao norte de Mohenjo-Daro e a leste de Mehrgarh
Harapa
O COMÉRCIO A DIVISÃO DO TRABALHO E A CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA
Fazer um círculo na sala: perguntar qual é a necessidade básica do ser humano desde sempre? Algo sem o qual ele não sobrevive?
Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que é o alimento. Explicar que os humanos antigos tinham essa consciência e por isso todos trabalhavam para conseguir o alimento.
Vou fazer uma distribuição de grãos de feijão ( simbolizando as primeiras colheitas) alguns alunos não receberão, e por isso, alguns grãos serão divididos. Vou perguntar o que poderia ser feito para melhorar a produção? (lembrando que inicialmente eles apenas lançavam as sementes ao chão, sem nenhuma técnica) Os alunos que erguerem a mão para dar sugestões terão seus nomes anotados no quadro, a cada boa ideia receberão um asterisco (espera-se que os alunos sugiram arar a terra, irrigar, capinar etc. quem der as sugestões, deverá escolher no grupo a quantidade e nomear as pessoas para cada tarefa.). Depois de aplicadas as técnicas sugeridas, a produção aumentará, uma parte da colheita será para plantar e todos receberão dois feijões. Vamos simular mais uma colheita, lembrando que as pessoas estão se especializando em suas tarefas. O resultado dessa colheita será muito bom, todos receberam alimento suficiente, será retirada uma boa parte para plantar, e mesmo assim, ainda sobrará bastante feijão. Este produto ficara no centro do círculo, será explicado aos alunos que o produto que sobrou depois de retirada as necessidades da comunidade, é o EXCEDENTE. Explicarei aos alunos que aquele excedente é uma grande riqueza para a comunidade é o que eles possuem de mais valor. O que a comunidade fará com o excedente? ( mesmo processo anterior melhores ideias serão anotadas, as ideias terão que ser acompanhadas das estratégias, ou seja, o que fazer e como fazer). Devo lembrar aos alunos que sendo uma riqueza, o excedente deve ser protegido, nem todos poderão ter acesso a esse bem. Quem irá protege-lo?
São muitas decisões a serem tomadas, os alunos deverão escolher alguém para organizar as atividades da comunidade, alguém com liderança, que tenha boas ideias, mas que saiba como executá-las. Essa pessoa provavelmente já terá se destacado dentro do grupo e assim eles a escolherão como líder da comunidade. Esse líder não poderá fazer tudo sozinho e terá que escolher outros que se destacaram durante a dinâmica para auxiliá-lo.
Ao final escreverei no quadro os seguintes conceitos: divisão do trabalho, excedente agrícola, centralização política. Direi aos alunos que todos os conceitos apareceram na nossa dinâmica, e por isso, eles deverão registrá-los em seu caderno.
a) Excedente agrícola:Produção agrícola que ultrapassa aquela que é necessária para o consumo da comunidade
b) Divisão do trabalho:No caso das sociedades neolíticas, processo de especialização do trabalho, em que cada grupo social realiza um tipo de atividade.
c) Centralização política: Processo ocorrido nas comunidades neolíticas caracterizado pelo surgimento de um grupo dirigente, detentor de autoridade sobre os demais membros.
Farei comentários e explicações e depois perguntarei: como o grupo que está no poder vai garantir sua permanência? Como fazer com que os membros da comunidade sigam as regras?
Para garantir o controle sobre o conjunto da população criou-se uma instituição (possui regras, normas leis, para garantir os interesses coletivos ex: inst. Religiosa, educacional, política) que tinha plenos poderes sobre a população. Essa instituição é o Estado. (auto-governo, forças armadas, funcionários públicos, leis).
Na Antiguidade o Estado era controlado por um rei, que tinha vários servidores que controlavam a cobrança de impostos, o registro das colheitas, a defesa, etc.
Profª: Mª Romilda
Atividade de História
TEXTO COMPLEMENTAR
Nem sempre existiu o Estado. Durante milênios, os seres humanos viveram em comunidades nas quais todos eram basicamente iguais. Ninguém tinha o direito de ditar ordens aos outros, ninguém tinha mais bens do que os outros. As coisas mudaram com o surgimento do Estado. A partir daí, um grupo pequeno passou a ter o poder de mandar na grande maioria. A esse respeito, vejamos o que nos ensina o professor e pensador político Luciano Gruppi:
“O Estado torna-se uma necessidade a partir de um determinado grau de desenvolvimento econômico, que é necessariamente ligado à divisão da sociedade em classes. O Estado é exatamente uma consequência dessa divisão, ele começa a nascer quando surgem as classes e, com elas, a luta de classes.
Tudo começa quando se diferencia a posição dos homens nas relações de produção. Por um lado, temos o escravo, pelo outro, o proprietário de escravos; de uma parte, o proprietário da terra, de outra, os que nela trabalham, subjugados pelo proprietário. (...)
Então o Estado é o resultado de um processo pelo qual a classe economicamente mais forte – isto é, a que detém os meios de produção decisivos nessa determinada sociedade [a terra, as ferramentas de trabalho, os escravos] – afirma todo o seu poder sobre a sociedade inteira.”
(GRUPPI, Luciano. Tudo começou com Maquiavel. Porto Alegre: LP&M,1980,pp. 30-31)
A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:
1) Quando é que o Estado se torna uma necessidade em determinada sociedade?
A partir de um determinado grau de desenvolvimento econômico
2) Que tipo de divisão social dá origem ao Estado?
A divisão em classes sociais
3) O que provoca a divisão da sociedade em classes sociais?
As diferentes posições nas relações de produção
4) O autor diz que, no momento em que a comunidade primitiva se dissolveu, os homens ocuparam posições diferentes nas “relações de produção”. Indique que posições eram essas.
Por um lado temos os donos dos meios de produção e por outro lado temos os que neles trabalham
5) O Estado é uma instituição que trata todos os indivíduos com igualdade ou ele favorece alguma classe social? Justifique sua resposta.
Pessoal
Obs: essa atividade será recolhida, corrigida e devolvida aos alunos para que refaçam se necessário.
Explicar que o Estado passou a exigir, IMPOR o pagamento de tributos para manter a organização das comunidades. IMPOSTOS
Leitura do texto pg 41, A invenção da escrita. (Explicar aos alunos que a escrita surgiu da necessidade de se registrar: colheitas, impostos, organizara as obras)
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Unidade 2 O Povoamento da América.
Abertura da unidade: Uma história contada pelos sambaquis (fotos ilustrações e textos explicativos)
Leitura e explicação das pgs: 52, 53. Sobre as teorias da chegada dos seres humanos ao nosso continente, observação do mapa.
Explicar ESTRTIGRAFIA, e CARBONO 14.
Estratigrafia: técnica utilizada pelos arqueólogos para descobrir a idade dos objetos encontrados nas escavações, consiste em observar as camadas de terra que se sobrepõem a certa profundidade. Na maior parte dos casos, os objetos mais antigos estão sempre abaixo dos mais recentes.
Carbono 14: Todos os seres vivos, animais ou plantas, tem seu corpo certa quantidade de carbono radioativo. Quando eles morrem, o carbono radioativo vai diminuindo cada vez mais. Essa diminuição é medida em laboratórios para fornecer a idade aproximada de plantas e animais fossilizados.
Atividade pg 54. leia o texto: Pesquisa reforça tese de duas migrações para a América
Responda:
a) Identifique a hipótese que o texto apresenta para o início do povoamento da América.
Segundo o texto, um estudo recente aponta para a possibilidade de duas levas de grupos humanos diferentes terem migrado para a América, em momentos distintos da última glaciação
b) Que vestígios foram analisados pelos pesquisadores para chegar a essa conclusão?
A análise dos crânios mais antigos encontrados no continente americano, cujas características estariam mais próximas dos africanos e das populações aborígenes australianas, e a comparação desse material com as características morfológicas das atuais populações indígenas do Brasil, mais parecidas com os atuais asiáticos.
c) Os estudos apresentados pelos pesquisadores são definitivos? Justifique:
Não existe conhecimento definitivo sobre esse ou qualquer outro tema. À medida que novos vestígios são encontrados e novos métodos de análise são desenvolvidos, as hipóteses lançadas sobre o povoamento da América podem ser revistas, ampliadas ou até mesmo descartadas.
COMO VIVIAM OS PRIMEIROS AMERICANOS
Leitura pgs 55,56,57
Atividade: pg 56. Texto: A extinção da megafauna americana, in: FUNARI, Pedro Paulo; Noeli, Francisco Silva.
Pré-história do Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
Pg 56 (coleção repensando a história)
Questões:
1) Qual o assunto tratado nesse texto?
O assunto são as razões que teriam provocado a extinção da megafauna americana.
2) Resuma as três razões que explicariam a extinção dos grandes animais americanos.
1. a mudança climática, que provocou o aumento da temperatura da Terra. 2 A introdução de animais domésticos no continente, cujas doenças teriam provocado a mortalidade dos grandes animais. 3 Os animais teriam sido extintos devido a caça predatória.
3) Por que os assuntos relacionados a pré-história humana provocam grandes polêmicas?
As polêmicas fazem parte do terreno da produção do conhecimento. Por conta da escassez de vestígios disponíveis para o estudo do período
O POVOAMENTO DO BRASIL
Explicar que o Brasil encontrado pelos primeiros povoadores, era bastante diferente de hoje: Clima, florestas, animais, etc.
Falar sobre o fóssil de Luzia a primeira brasileira (11.500 anos) encontrado em Lagoa Santa Mg. Mostrar imagem pg 60, que reforça a tese que a América foi povoada por vários grupos humanos e não só asiáticos.
O sítio de São Raimundo Nonato
Explicar que os objetos encontrados pela pesquisadora Niède Guidon sugerem que os humanos chegaram no nosso continente a mais de 50.000 anos.
Retomar as datas dos vestígios de Monte Verde e Clóvis.
PROJETO ARARIBÁ. História 6º ano, São Paulo: Ed. Moderna, 2015.
SHIMIDT, Mario. Nova História Crítica (5ª série) , São Paulo:Ed. Nova Geração, 2007.
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DIRETRIZES CURRÍCULARES- História
Atividades extras: 6ºs anos
1) Observe o mapa
Fonte: NAQUET-VIDAL, Pierre; BERTI N, Jacques. Atlas histórico: da Pré-história aos nossos dias.
Lisboa: Círculo de Leitores, 1987. p. 18; Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991. p. 50.
a) Qual rota apresenta a chegada do ser humano à América pela região Norte?
A passagem pelo Estreito de Béring
|
b) Qual rota apresenta a chegada do ser humano à América pela região Sul?
Travessia pelas ilha da Polinésia
|
c) Indique qual é a relação existente entre o mapa, as rotas representadas e o último período de glaciação.
As glaciações são períodos de intenso resfriamento da Terra ao longo de bilhões de anos. Quando ocorrem, as águas dos oceanos se contraem e cobrem de gelo grandes superfícies da Terra. A última glaciação durou cerca 100 mil anos e terminou por volta de 10 mil anos atrás. Foi nesse período que o ser humano iniciou o povoamento da América.
|
2) Analise as sentenças e complete com V (verdadeiro) ou F (falso).
a) O Brasil encontrado pelos primeiros povoadores era muito parecido com o de hoje. ( f )
b) Na época dos primeiros povoadores, as áreas florestais eram reduzidas, e a maior parte do território estava coberta por vegetação rasteira. ( v )
c) Na época dos primeiros povoadores, existiam tigres-dentes-de-sabre, gliptodontes e preguiças gigantes. ( v )
d) A s escavações arqueológicas não contribuíram para as descobertas realizadas. ( f )
e) O Brasil encontrado pelos primeiros povoadores apresentava um clima seco e frio. ( v )
3) Leia atentamente:
Os primeiros brasileiros
Como seriam os primeiros habitantes do Brasil, qual a História mais antiga de nossa terra? Para conhecer os primeiros habitantes do continente americano, podem--se pesquisar restos esqueletais humanos ou materiais que se consideram associados à presença humana.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; NOELLI, Francisco Silva.
Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2002.
Agora responda:
a) Qual é a relação existente entre o texto e os sambaquis? Explique.
Com a leitura do texto, pode-se dizer que, para conhecermos um pouco mais sobre os primeiros habitantes do Brasil, temos de estudar seus restos esqueletais e vestígios materiais. Os sambaquis são montes de conchas misturadas a restos de animais marinhos, areia, cinza e carvão. Neles também encontramos vestígios de atividades humanas, como restos de fogueiras, objetos feitos com ossos e dentes e muitas sepulturas, possibilitando assim os estudos de nossos antepassados.
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b) O s sambaquis atualmente estão sofrendo constantes ameaças. Por quê?
Os sambaquis estão sendo destruídos pelos seres humanos. Mineradoras e construtoras estão retirando os materiais dos sambaquis para obter calcário das conchas; outras empresas os “desmontam” para abrir caminho para a construção de estradas. Com isso, importantes informações sobre nossos antepassados estão sendo perdidas.
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4) Complete:
a) a permanência de grupos humanos em um mesmo território permitiu_que as comunidades conhecessem melhor as espécies de plantas e_animais. dos ambientes em que viviam.
b) além da agricultura outro fator levou os grupos humanos a se fixarem permanentemente: a necessidade de homenagear seus mortos.
c) o culto aos mortos, com o passar dos anos, foi se transformando em um ritual, respeitado por toda a comunidade e acompanhado de numerosas oferendas, como animais e ornamentos .
5 “O estudo de fósseis humanos no Brasil começou no século XIX, com escavações nas grutas de Lagoa Santa, em Minas Gerais.” Indique quais foram as descobertas nesse território, citando a principal delas.
Nesse território foram encontrados ossos de animais já extintos, além da ossada de trinta humanos. Ao lado dos ossos, havia pontas de flechas, machados e outras ferramentas de pedra lascada. Nesse local também foram encontradas várias sepulturas. Mas a principal descoberta foi a de um crânio feminino de aproximadamente 11 500 anos. Ele foi batizado de Luzia e ganhou o apelido carinhoso de “a primeira brasileira”, por ser o mais antigo encontrado até o momento.
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6. “No sítio arqueológico de Monte Verde, localizado no sul do Chile, foram descobertos centenas de artefatos de pedra e restos de alimentos mais antigos que as lascas de pedra encontradas em Clóvis, no Novo México.” Quais são as duas hipóteses que surgiram com as descobertas arqueológicas no sul do Chile?
As armas de pedra encontradas por pesquisadores eram usadas principalmente para abater animais. Anzóis feitos de ossos de pequenos animais e conchas de caramujos perfuradas foram outras descobertas feitas por arqueólogos. Esses achados revelam que tais povos praticavam também a pesca e se alimentavam de caramujos de rios ou do mar.
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7) Preencha o quadro com as seguintes informações:
a) Localiza-se no Chile
b) Os objetos encontrados no local foram considerados por muito tempo os mais antigos já descobertos na Amárica
c) Sítio arqueológico onde foi encontrado o crânio de Luzia.
d) As escavações foram conduzidas pela pesquisadora Nièd Guidon.
e) Os vestígios encontrados datam de cerca de 50 mil anos atrás.
f) As descobertas feitas no local fortaleceram a hipótese de que a ocupação da América do Sul foi anterior a da América do Norte.
g) Localiza-se nos estados Unidos.
h) Permitiu aos cientistas levantar a hipótese de que a América pode ter sido povoada por diferentes grupos étnicos.
Sítios Arqueológicos
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Monte Verde
a, f
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Clóvis
b, g
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Lagoa Santa
c, h
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Boqueirão da pedra furada
d, e
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